NOTÍCIAS

Polícia Militar é vencedora do Prêmio Práticas Inovadoras da Controladoria-Geral do Estado

Foto: Aurélio Oliveira CCS/PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está entre os vencedores do 1º Prêmio de Práticas Inovadoras, realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC). A premiação tem o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas de controle da gestão pública no Poder Executivo estadual.

A criação dos Painéis de Gestão da Corregedoria-Geral foi um projeto alinhado e elaborado dentro do Plano de Comando 360° da PMSC (2022- 2032) que buscou possibilitar a gestão dos dados correcionais, apresentando estatísticas instantâneas, possibilitando a tomada de decisão na área correcional, identificação de tendências, planejamento de ações preventivas e repressivas no campo correcional, bem como interação com a área de ensino e instrução da PMSC. O sistema usou como base os resultados coletados por meio das apurações realizadas nos procedimentos da Corregedoria-Geral da corporação.

O objetivo é dar ao órgão correcional a possibilidade de acompanhar todas as informações dos processos em andamento no âmbito da instituição, auxiliando no aprimoramento da condução dos processos administrativos disciplinares e procedimentos de investigação criminal, visando à melhoria da tomada de decisão e à identificação de padrões de conduta.

Segundo o corregedor-geral da PMSC, coronel Fabrício Berto da Silveira, “o desenvolvimento do projeto foi essencial para consolidar os dados, devidamente categorizados, resultantes das apurações. Esses dados são apresentados em mapas estatísticos, abrangendo desde números absolutos até a quantidade de procedimentos instaurados”, completou. O projeto impacta todas as regiões do Estado de Santa Catarina e todas as Unidades da PMSC.

A equipe da corregedoria-geral da PMSC responsável pelo projeto é formada pelo tenente-coronel Vinícius Valdir de Sá, pelo subtenente Jadson Casa Grande Bittencourt, subtenente Jean Carlos Kangerski, e 2º sargento Douglas de Souza.