A eterna porta-bandeira portelense Vilma Nascimento é a entrevistada da 39ª edição dos Depoimentos Cariocas, série com que o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem registrando memórias e reflexões de seus moradores. A série retoma seu curso depois de uma pausa na publicação de novas entrevistas. A entrevista vai ao ar neste terça-feira (15/10), às 17h, no canal do YouTube do Arquivo Geral.
A veterana Vilma, de 86 anos, que ficou conhecida como o Cisne da Passarela, gravou seu depoimento na casa de sua filha Deise, no Recreio dos Bandeirantes. Ela relembrou passagens de sua história em conversa conduzida pelo coordenador de promoção do Arquivo Geral da Cidade, Pedro Paulo Malta, com participações especiais da bailarina Ana Botafogo, do jornalista Leonardo Bruno, da atual porta-bandeira da Portela, Squel Jorgea e da presidente do Arquivo Geral da Cidade, a historiadora Rosa Maria Araújo.
Depoimentos cariocas
Inaugurada em maio de 2021, com a proposta de registrar as memórias e reflexões de personalidades que vivem no Rio de Janeiro, a série Depoimentos Cariocas é uma iniciativa da Coordenação de Promoção Cultural do Arquivo Geral, responsável pela realização das entrevistas que vão ao ar mensalmente.
Neste painel de memórias e pontos de vista sobre a cidade estão depoimentos como os dos escritores/jornalistas Ruy Castro e Zuenir Ventura, do produtor Haroldo Costa, da atriz Marieta Severo, dos compositores/escritores Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho, das cantoras Dóris Monteiro e Tia Surica, do antropólogo Roberto DaMatta e dos fotógrafos Evandro Teixeira, Walter Firmo e Luiz Carlos Barreto, da escritora Ana Maria Machado, do locutor esportivo Léo Batista, entre outros.
Categoria: