NOTÍCIAS

Bombeiros do batalhão de Criciúma realizam último treinamento operacional do ano

Nesta quarta-feira, 23, mais de 40 bombeiros militares do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram do último Treinamento Operacional, desta vez focado no Combate a Incêndios Florestais (CIF), realizado no município de Sombrio. O evento é uma parte fundamental da preparação e atualização contínua dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O treinamento foi estruturado em três oficinas distintas, permitindo aos participantes aprofundar seus conhecimentos e habilidades em áreas críticas para o enfrentamento de incêndios florestais:

– Propagação e Comportamento: Os bombeiros aprenderam sobre como o fogo se propaga em diferentes tipos de vegetação e as condições que favorecem a sua intensidade. Essa oficina enfatizou a importância do entendimento do comportamento do fogo para a eficácia nas ações de combate.

– Métodos de Combate: abordagem sobre as técnicas e táticas mais eficientes para o combate a incêndios florestais, incluindo a utilização de ferramentas e equipamentos adequados para a contenção das chamas e a proteção de áreas vulneráveis. Métodos de combate são as técnicas utilizadas no CIF.

– Motomecanizados: dedicada ao uso de equipamentos motomecanizados, como, como motosserra, soprador e motobomba.

Durante o ano de 2024 foram realizados no total de cinco treinamentos, com os seguintes temas: Salvamento em Altura, Resgate veicular, Atividades no Ambiente Aquático, Combate a Incêndio Urbano e Combate a Incêndios Florestais. “A realização de treinamentos como este é fundamental para garantir a excelência do nosso trabalho. O combate a incêndios florestais exige conhecimento técnico, agilidade e preparação constante. Cada TOM realizado contribui diretamente para que nossa equipe esteja ainda mais preparada. O 4° BBM se dedica a essa missão de forma incansável, e seguimos sempre prontos para enfrentar os desafios que surgem”, ressaltou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.