A edição de 2024 do Prêmio Brasil Olímpico, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para homenagear os destaques do esporte olímpico do país no ano, foi realizada na noite de quarta-feira (11/12), no Vivo Rio, no Centro. Pelo quarto ano consecutivo, a vencedora da categoria feminina do Prêmio Atleta do Ano – Troféu Rei Pelé foi Rebeca Andrade, estrela do Time Rio Olímpico. Com as quatro medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024, a ginasta se tornou a maior medalhista Olímpica da história do Brasil. No masculino, o vencedor do Troféu Rei Pelé foi Caio Bonfim, prata na marcha atlética nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
– O Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB, é um marco importantíssimo para o esporte brasileiro. A cerimônia reúne os grandes nomes do esporte olímpico do país no ano e premia quem se destacou. Muito feliz de nomes do projeto Time Rio Olímpico terem participado e vencido em algumas categorias – disse o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.
A atleta de canoagem slalom, Ana Sátila Vargas, conquistou o Prêmio Inspire Riachuelo. A ginasta Flávia Saraiva foi eleita influenciadora do ano e ficou com o Prêmio Ovvi. Já Rafaela Silva, do judô, conquistou com a equipe mista de judô o Prêmio Melhor Evento Misto.
– Eu não estava preparada para chegar e receber esse prêmio. Isso aqui é muito mais difícil do que competir 15 vezes nos Jogos Olímpicos. Sempre fui uma atleta sonhadora, mas nunca imaginei ganhar um prêmio como esses. Muito obrigado a todos que votaram em mim. Sempre fui a primeira a chegar e última a ir embora. Sempre me perguntei se algum dia isso teria um retorno positivo. Essa noite está me mostrando isso – declarou a atleta de canoagem slalom, Ana Sátila.
Outros prêmios da noite do Time Rio Olímpico:
Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
Canoagem Slalom – Ana Sátila Vargas
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
Levantamento de Peso – Laura Amaro
Luta Greco-Romana – Joilson Júnior
Natação – Guilherme Costa
Remo – Lucas Verthein
Saltos Ornamentais – Ingrid Oliveira
Categoria: