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Apresentação em Libras marca formatura das turmas da E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara” – Agência de Notícias



19 de dezembro de 2024

15:19

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Nathália Rodrigues – Secom

O fim do ano letivo da E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara” foi marcado pela formatura das turmas do ensino fundamental na quarta-feira (18), que aproveitaram a ocasião para apresentar à comunidade o aprendizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A unidade é pioneira no projeto da Divisão de Educação Especial (DEE) do município que, neste ano, incluiu o ensino da língua nas aulas.

A prática foi desenvolvida uma vez por semana com cada turma, com encontros realizados de forma integrada ao conteúdo abordado em sala de aula, nos quais, muitas vezes houve a tradução simultânea do assunto apresentado pelas professoras. “Foi um privilégio receber a iniciativa na nossa escola. Quando atuei como professora buscava aplicar Libras, considerando um meio de comunicação muito importante na educação”, declarou a diretora da unidade, Cristiane Andrade.

Segundo o chefe de Divisão de Educação Especial, Marcos Abel, a Libras é um instrumento essencial para a inclusão da comunicação na sociedade, sua presença nas escolas atua como uma ponte para a equidade, garantindo que estudantes surdos tenham acesso pleno à educação e possam se expressar em sua língua natural, além de conscientizar toda a comunidade. “Incorporar a Libras ao cotidiano escolar e social não apenas enriquece a convivência, mas também desperta empatia e compreensão, preparando cidadãos mais conscientes e engajados com os valores de inclusão e respeito à diversidade”, explicou Marcos, um dos responsáveis pelo projeto ao lado do chefe da seção de Apoio a Educação Especial, Rafael Fernandes.

As quatro turmas dos 5º anos do ensino fundamental da E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara”, escolheram a música “Depende de nós”, conhecida pelo grupo Balão Mágico, para demonstrar todo conhecimento na nova língua inserida na rotina escolar. Os familiares presentes conferiram com muita emoção a interpretação da famosa letra, desta vez, de forma inclusiva.

As professoras Ermeli Damazo Viviani e Sueli dos Santos Galdino acompanharam os estudantes durante o evento e consideram a inclusão das aulas uma conquista, visto que, a escola atende crianças com deficiência auditiva. “Com o projeto tivemos a oportunidade de tratar o assunto na prática, abordando a empatia com os colegas e fazendo com que as crianças tenham em mente que eles vão utilizar a língua em diversas situações, seja na escola, em casa ou em outro ambiente”, ressaltou Sueli.

Alguns estudantes já despertavam interesse pela Libras mesmo antes da implantação do projeto, como Júlia Gabriele Balico, de 11 anos, que disse ter conhecido a língua por meio de uma amiga e foi surpreendida com a novidade nas aulas. “Eu conhecia algumas coisas e quando começaram as aulas fiquei muito feliz. Foi uma experiência muito legal, já ensinei algumas coisas para os meus pais”, disse.

“Para a sociedade, a valorização da Libras é um passo fundamental rumo à construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo, onde barreiras de comunicação são superadas e a diversidade linguística é celebrada. Dominar e respeitar a língua é uma forma de promover a cidadania, fortalecer vínculos e possibilitar que todos os indivíduos, independentemente de suas condições, participem ativamente da vida em comunidade”, completou Marcos.