Sex 23 fevereiro 2024 15:40 atualizado em Sex 23 fevereiro 2024 15:42
Fapemig reajusta em 20% valores para fomento a eventos técnico-científicos
Iniciativa garante a promoção do intercâmbio científico e tecnológico no estado
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) traz uma boa notícia para os pesquisadores mineiros, que ajudará ainda mais na troca de conhecimentos e difusão de informações. Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação reajusta os valores para financiamento de eventos técnico-científicos coordenados por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTMGs).
Segundo o chefe do Departamento de Programas de Bolsas e Eventos Técnicos, Jurcimar Ferreira Martins, o reajuste, que representa um aumento de 20% nos valores das tabelas vigentes, é uma iniciativa importante para promover o intercâmbio científico e tecnológico no estado. “Um maior apoio financeiro permite que as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação localizadas em Minas apresentem propostas mais robustas”, conta.
Para ele, ao incentivar a divulgação de resultados de pesquisas e a realização de eventos científicos, a Fapemig está alinhada com as legislações federais e estaduais de inovação, além de atender a uma demanda da comunidade científica.
Confira a tabela vigente atualizada:
Oportunidades
As Chamadas ligadas ao Programa de Organização de Eventos de Caráter Científico e Tecnológico (OET) recebem propostas em fluxo contínuo, dividindo-se em três entradas divulgadas ao longo do ano.
O objetivo é fomentar a organização de eventos técnico-científicos coordenados por ICTMGs, com vistas à divulgação científica, ao compartilhamento de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e especialistas em temas diversos.
Alinhado aos seus objetivos, a Fapemig atualiza suas Chamadas acompanhando as demandas da comunidade. A exemplo disso, está a inclusão do item financiável, 7.1.12, nas Chamadas ligadas ao OET que desde o final do ano passado passa a incluir a contração de intérprete de Libras.
Os interessados podem ficar atentos: a previsão é que uma nova chamada seja divulgada em março, já com os valores reajustados.