NOTÍCIAS

Com aumento de 11%, Porto de São Francisco movimenta 9,9 milhões de toneladas em 2024

Nos sete primeiros meses de 2024, a movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul alcançou 9,9 milhões de toneladas, 11% a mais que no mesmo período de 2023 (8,9 milhões de toneladas).

O maior aumento (13%) foi nos produtos que chegaram ao Porto, 4 milhões de toneladas, contra 3,5 milhões do ano passado.

O acréscimo foi impulsionado pelos produtos siderúrgicos que somaram 2,4 milhões de toneladas (+25%) e pelos fertilizantes, 1,4 milhão de toneladas, incremento de 10% quando comparado com 2023 (1,27 milhão).

As exportações totalizaram 5,9 milhões de toneladas, aumento de 9% sobre o ano passado (5,4 milhões). Os grãos, soja e milho, alcançaram 5,65 milhões de toneladas.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, ressalta que mesmo enfrentando problemas climáticos e adversidades foi possível manter a tendência de crescimento na movimentação de cargas:

SONORA

Na premiação “Portos + Brasil”, o porto catarinense ficou em primeiro lugar em duas categorias: aumento percentual no volume de carga movimentada e maior aumento na movimentação de granel sólido (grãos e fertilizantes).

São Francisco obteve, ainda, o segundo lugar na categoria “Melhores notas do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)“, junto com o Porto de Imbituba.

O Igap avalia 15 índices das autoridades portuárias de todo o país, como desempenho de gestão e governança, transparência na publicação de informações, capacidade de concretizar investimentos e qualidade da gestão ambiental, entre outros.

A premiação é um reconhecimento dos avanços conquistados pelos portos do país, especialmente em relação às medidas para promover o desenvolvimento sustentável, bons investimentos, eficiência operacional e competitividade dos terminais portuários.