O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) fechou o ano de 2024 atraindo um público de cerca de 70 mil pessoas, para conhecer o complexo e participar das várias atividades, incluindo projetos, programas, cursos, palestras, workshops ou outros tipos de eventos.
Esse público é formado por munícipes, universitários, pesquisadores, investidores, empresários, autoridades, entre demais tantos interessados, concretizando o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sorocaba e região. Além disso, o PTS leva a população a conhecer, de perto, o setor industrial e tecnológico da cidade.
“O nosso Parque Tecnológico tem sido motivo de orgulho, pois vem se destacando cada vez mais, não apenas em nossa região, mas no cenário nacional, atraindo empresas ligadas à tecnologia e inovação nos mais variados ramos de atuação, que geram negócios, emprego e renda. O PTS tem proporcionado oportunidades voltadas à tecnologia e inovação e demonstrando que a indústria local tem pode crescer ainda mais ao aplicar conhecimentos dessa área em seus processos de produção, alcançando destaque em um ambiente de negócios extremamente competitivo”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.
Ao longo de 2024, o PTS abordou em seus eventos uma gama de temas ligados a questões como tecnologia, inovação e desenvolvimento.
Entre os principais está o Fórum Regional de Cidades Inteligentes – Resilientes e Sustentáveis, em fevereiro, que reuniu prefeitos, secretários municipais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e contou com o vice-governador do Estado, Felício Ramuth (PSD) e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Organizado pela Smart City Business America, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e do PTS, o encontro teve palestras e painéis com especialistas em áreas ligadas ao tema.
Mais de 600 universitários participaram, em março, do “Vórtex 24: Ventos que transformam”, um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem do Estado de São Paulo. Promovido pela Federação das Empresas Júniores do Estado de São Paulo (Fejesp) e tendo o PTS como correalizador, o evento esteve voltado à formação e capacitação de líderes de Empresas Juniores.
O Parque Tecnológico de Sorocaba também realizou em 2024 uma Parceria entre com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa Empretec, que é o principal de formação de empreendedores do mundo, apresentou seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e oferecido em 40 países. A iniciativa foi disponibilizado de forma gratuita aos residentes do PTS, subsidiado pelo poder público municipal.
Em maio houve uma das edições do Finep Day, para apresentar os programas, editais, linhas de financiamento e oportunidades de negócios para startups da região e todo o ecossistema de inovação do Estado. Ao passo que em junho, o PTS, em parceria com Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, promoveu o “Tec-Day de Semicondutores”, um curso gratuito para mais de 400 pessoas sobre conceitos da área de semicondutores e discussão de modelos de negócios para o setor.
Destaque também para 1ª Reunião Técnica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e, Nanotecnologia para a Agricultura Sustentável (INCTNanoAgro), em agosto e no espaço UpLab Senai, que integra o ecossistema do PTS. Assim como para as premiações das Olimpíadas de Matemática e também de Redação, das escolas estaduais de São Paulo, que reuniram mais de 4,5 mil alunos, de 80 escolas da cidade, em junho e dezembro, respectivamente.
Mais de 4 mil pessoas participaram da 8ª edição do Super Festival de Robótica, promovido pela Viamaker Education e pelo PTS, em agosto e setembro, reunindo estudantes de todo o País e do exterior, em desafios de robótica e programação. E teve o “Conecta Mover!”, em setembro, em parceria com a Toyota, Brazilian Automotive Suppliers Association (Brasa) e Sindpeças, para esclarecer o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que amplia exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias em mobilidade e logística.
Saúde, educação e emprego
Em setembro, o PTS sediou do IX Workshop Integração de Saberes Ambientais: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, realizado pela Unesp-Sorocaba, para discutir o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. E em novembro ocorreu a 1ª Mostra de Experiências Culturais e Científicas, promovida pela Secretaria da Saúde (SES), ao abordar Educação, Tecnologia e Sustentabilidade, como tríade transformadora da saúde.
Outro evento importante no PTS, mas em outubro, foi o “Santas Casas Conectadas”, promovido pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), para apresentar projeto destinado ligado à telessaúde e telemedicina.
O PTS foi sede da abertura e encerramento do “Eco Team for a Better World”, programa do Centro Cultural Brasil Estados Unidos – CCBEU Sorocaba, em parceria com a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e patrocinada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. E, todos os meses do ano, recebeu 11 edições do Mutirão de Empregos, realizado pela Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) de Sorocaba, reunindo um total de mais de 32 mil pessoas, com 24,4 encaminhamentos de emprego.
Referência no fomento à tecnologia e inovação
“Fechamos mais um ano com uma intensa participação de pessoas que passaram por aqui para participar dos mais variados tipos de eventos. Isso é motivo de orgulho para nós e demonstra, cada vez mais, a importância que o Parque Tecnológico tem para o município, consolidando-se como referência em fomento da tecnologia e a favor do desenvolvimento e bem-estar da população de Sorocaba e região”, destaca o presidente do PTS, Nelson Cancellara,
Ele lembra ainda que o PTS recebeu, em 2024, a instalação de novas empresas e que houve o anúncio de outras que irão se instalar neste ano, atraindo tecnologia, inovação, gerando emprego e renda. “Ou seja, 2024 foi um ano repleto de grandes marcos e avanços que nos enchem de orgulho. Agora, para 2025, teremos muitas novidades e vamos continuar cumprindo nosso propósito de fomentar tecnologia e inovação”, finaliza.